Tudo que precisa de saber sobre Óleos
Óleo de Motor.
A maioria dos carros na estrada hoje usa óleo multigraduados que podem funcionar eficientemente em climas frios e quentes. Um óleo multigraduado é classificado por dois números, como por exemplo: 5W-30.
Classificação do óleo.
Cada óleo do motor vem com uma classificação indicando sua viscosidade, que é sua fricção ou resistência ao fluxo. Num óleo multigraduado, o primeiro número indica como o óleo irá fluir quando estiver frio. Quanto menor o número, mais leve será o óleo e melhor será o desempenho em temperaturas mais baixas. O segundo número indica a espessura desse mesmo óleo a altas temperaturas. Por exemplo, um óleo 5W-30 irá fluir como um óleo de 5x mais pesado a zero graus Fahrenheit e como um óleo 30x mais pesado a 210 graus Fahrenheit.
A importância da viscosidade.
Durante um arranque a do veículo a frio, apenas uma pequena quantidade de óleo está presente nas partes superiores dos motores. Para diminuir o atrito quando partes superiores do motor, como os pistões, , esfreguem um contra o outro, uma viscosidade mais baixa permite que o óleo alcance os componentes mais rapidamente.
Porque razão são os óleos 5W-30 e 5W-20 tão populares?
Os fabricantes automóveis recomendam-nos porque são óleos mais leves e que funcionam bem numa ampla gama de temperaturas e sendo que ajundam também a melhorar o consumo dos veículos.
Óleos Sintéticos
Nem todos os óleos de motor são 100% à base de petróleo. Óleos sintéticos são principalmente lubrificantes quimicamente compostos e estão também disponíveis no mercado. Eles podem fornecer:
- Viscosidade com maior estabilidade numa faixa de temperatura mais ampla
- Espessamento de óleo reduzido
- Desgaste reduzido.
Qual o óleo certo para o seu carro?
A maneira mais simples e segura de descobrir é verificar o manual do veículo … ou falando com os técnicos da Oficina PNEUS VAZ.
Filtros de Óleo
Os filtros de óleo são necessários para reter partículas suspensas no óleo e impedi-las de entrar em contacto com a cambota do motor e outras peças móveis.
Lubrificantes & Fluídos
O seu veículo necessita duma variedade de fluidos para operar o sistema de travagem, a direcção, a transmissão, o arrefecimento do motor e outros sistemas. Quando esses fluidos se degradam ou estão em níveis incorretos, danos podem ocorrer em vários componentes … portanto, siga sempre a programação de manutenção recomendada pelo fabricante.
Fluido de Transmissão Automática
Este é tipicamente um fluido usado para lubrificar e arrefecer a transmissão e fornece pressão hidráulica para mudar as mudança da caixa de velocidades automáticas.
Óleo de Travões
É o fluido hidráulico usado para transmitir pressão através do sistema de travagem, fornecendo energia às pastilhas e freios que permite a travagem do veículo, permite também proteger os componentes contra corrosão interna.
Líquido de arrefecimento/Anticongelante
É a mistura de água e anticongelante usada no sistema de arrefecimento do motor para dissipar o calor e manter a temperatura do motor em valores de gama operacional.
Filtros do Ar
Filtros de ar limpos podem aumentar o desempenho do motor, melhorar o consumo de combustível e reduzir o desgaste do motor. Os filtros de ar da cabine podem minimizar os contaminantes transportados pelo ar no compartimento de passageiros e melhorar a eficiência de aquecimento e do ar condicionado.